sexta-feira, 25 de outubro de 2013

RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRIO: O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO - METODOLOGIA CIENTÍFICA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE DIREITO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR JOSE APARECIDO THENQUINI










RESENHA DOCUMENTÁRIO : O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO











JORDANIA MARCIA CARVALHO LEAL
















Cuiabá- MT
out/2013





1 - INTRODUÇÃO


    O documentário “O mundo segundo a Monsanto” é um trabalho  feito pela  francesa Marie- Monique Robin. Marie nasceu em 1960, na cidade de Poitou -Charentes, é jornalista ganhadora de premiações por causa de seus trabalhos.







    O documentário trata de  assuntos de agricultura, política, poder, alimentos transgênicos, engenharia genética e direito.
O documentário tem uma duração de 1:49:11 e pode ser encontrado no youtube no endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M, está dublando na língua portuguesa.
A Monsanto é uma multinacional fabricante de grãos geneticamente modificados de soja, milho e algodão e estão dominando o mercado mundial, com suas  engenharias  genéticas. Sem responsabilidade e sem  preocupação com a população e o meio-ambiente, conforme relato de fatos concretos expostos no documentário, com a  testemunha de várias pessoas que sofrem consequencias desenfreadas da empresa.
Embora alguns cientistas e ambientalistas estejam denunciando certas práticas da fabricante, não estão resultando em êxito para a população, pois a  empresa continua avançando com seus projetos e pesquisas. Além disso, avançam com  toda força por todo o mundo, alterando as sementes tradicionais e forçando a compra de seus produtos, tudo resolvido politicamente e com legitimidade.
Utilizam também hormônios em bovinos, para a alteração da quantidade de leite, o que vem ocasionando problemas de saúde tanto nos animais quanto nos seres humanos. O medo e enfrentamento frequente dos afetados tem a  ver com  câncer,  diabetes, hepatites e doenças de pele entre outros; e nos animais mastites , que é a inflamação das glândulas mamárias. Médicos veterinários fazem pesquisas para comprovar e observar as causas das vacas leiteiras que foram ministradas pelo hormônio da fabricante Monsanto.
A fabricante tem o seguinte site: http://www.monsanto.com.br/; onde mostra sua política de trabalho, mostra sua face no mundo e no Brasil e se defende , dizendo  ser uma empresa de comprometimento e seriedade com a  vida humana, vegetal e animal. Ainda demonstra notícias sobre agronegócios, agricultura, fornece produtos, onde podem comprar, vídeos, publicações, enfim compromisso com o meio-ambiente e a  população mundial.



2 - MÉRITO (RELATÓRIO)


    A marca registrada Monsanto é produzida na Bélgica, embora já haja em vários países do mundo, inclusive no Brasil chegou em 1963, já fez  50  (cinquenta anos) no mercado brasileiro. É uma multinacional americana, fundada em 1901, trabalha com química, empresa de agricultura para produzir alimentos saudáveis aos seres humanos. E reduzir os impactos com o meio ambiente. É líder mundial em tecnologia.
    Seu carro chefe é o produto Roundup Ready  é um herbicida , altamente  prejudicial, perigoso aos seres humanos e ao meio ambiente.  A Monsanto escondeu décadas de poluição. David Baker (presidente da comunidade contra a poluição),  relata a morte de seu irmão de câncer e as pessoas que estão doentes,  causas do alto índice de PCB’s compostos aromáticos, utilizados na fabricação que eram jogados  nas águas da região e que contaminou as pessoas. Causa câncer, em mulheres  os  bebês podem nascer com retardamento mental e causa alteração hormonal.
    A empresa foi processada, mas foi no âmbito cível  e não penal, tiveram que construir e manter assistência para os afetados, nenhum executivo foi processado penalmente, quanto ao Estado percebe-se sua omissão, liberando através de políticas ideológicas de mercado as pesquisas da fabricante, sem o mínimo de comprometimento com  a vida e o meio ambiente, a questão é dominar o mercado internacional.
    No âmbito da ciência os pesquisadores que denunciaram os fabricantes foram  largamente castigados, até mesmo foram demitidos, logo,  o mercado neste caso domina tanto o Estado como a ciência.



3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS


    O documentário é um trabalho cinematográfico que tem compromisso em retratar a realidade, não quer dizer que é a realidade “tal qual ela é”, pois  é , uma realidade parcial e subjetiva. A cineasta trabalha com imagens da realidade, coloca  sons,  embora são utilizadas imagens que aconteceram e acontecem no mundo, é inevitável que se diga de qual discurso ideológico está se tratando o referido trabalho. Contudo, fica expresso que não é do ponto de vista do fabricante, embora este seja também ouvido, mas do  olhar das pessoas e cientistas que sofreram, consequencias, sérias e reais advindas da relação com o fabricante  Monsanto.  E mais, significa uma questão mundial global  ambiental e de direitos humanos.
    Luciano Ramos conceitua documentário dizendo que ficará com sua definição básica que  é:  “narrativa composta por enunciados que estabelecem asserções sobre o mundo ou sobre o sujeito  que enuncia”. Neste caso o filme é um documentário investigativo, porque a sua feitura coincide com uma pesquisa sobre um tema.
    A priore o filme conceitua as ideias da multinacional, que diz ser parceira do mundo, que tem compromisso com os seres vivos e com  o meio  ambiente.
    Logo após, verifica que seus produtos não são inofensivos, muito pelo contrário, são altamente tóxicos, o que contraria de cara a tese  conceituada acima.  E que leva ao interesse de pesquisar profundamente sobre o tema, ouvindo ambas as partes, para se chegar a entendimentos que possam vir a confirmar ou desconfirmar as atitudes  da empresa.
    Os produtos apresentam para sua produção, componentes prejudiciais a saúde humana, causando mortes, por isso, o filme tem testemunhas de pacientes doentes e mortes causadas pela poluição que a empresa causou numa região dos Estados Unidos. O presidente da comunidade perdeu seu irmão, há reuniões para comunicar sobre os  diagnósticos dos  populares que moveram ação contra o fabricante, que poluiu as águas e que  contaminou-os com os PCB’s.
    O carro chefe dos produtos do fabricante é a Roundup  Ready que é um herbicida, este é um grupo de agrotóxico.  A empresa é  química, e esses produtos forma desenvolvidos durante a guerra, e logo depois passou a ser utilizados na agricultura. Os agrotóxicos são prejudiciais a vida.


Os seres humanos podem ser impactados pelos agrotóxicos, de forma indireta e direta. Indiretamente, um agrotóxico pode afetar, um ser humano quando ele, por exemplo, alimenta-se de uma carne ou vegetal que ocasiona um dano à  sua saúde. Diretamente, um agrotóxico pode afetar um ser humano quando ocorre a manipulação errada do agrotóxico pelas pessoas envolvidas nos processos de produção, utilização e colheita dos resíduos ou quando o agrotóxico utilizado se dispersa para  outro ambiente como um rio, lago ou lençol freático.(GODEFROID, 2010, p. 51).



    O documentário mostra a poluição que foi causada de forma direta nos moradores, ou seja, a Monsanto sabia que esse produto é tóxico, porque trabalha com engenharia genética, conhecimento científico de alto nível, e mesmo assim não respeitou os direitos humanos das pessoas, de viver com dignidade humana, por  exemplo, ter direito a saúde. E as autoridades do Estados, fechou os olhos e lavaram as mãos, deixando livre acesso do mercado.
    No direito financeiro verificamos que o mercado não pode fazer tudo, não se pode comprar de tudo, nem vender de tudo. Tem que haver moralidade, respeito, controle, intervenção. Porque se o Estado libera o mercado, este já deixou bem claro que não tem limites e trará sérias consequencias, em retorno ao Estado que terá que arcar com os problemas advindos da má utilização da natureza, em troca de poder e dinheiro. O que acarretará maiores despesas a sociedade. Apesar de que  quase tudo está a venda hoje, existem coisas que o dinheiro não pode comprar .


Vivemos numa época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Nas três últimas décadas, os mercados - e os valores de mercado - passaram a governar nossa vida como nunca. Não chegamos a essa situação por escolha deliberada. É quase como se a coisa tivesse se abatido sobre nós.   
    Quando a guerra fria acabou, os mercados e o pensamento pautado pelo mercado passaram a desfrutar de um prestígio sem igual, e muito compreensivelmente. Nenhum outro mecanismo de organização da produção e distribuição de bens tinha se revelado tão bem-sucedido na geração de afluência e prosperidade…. Hoje, a lógica da compra e venda não se aplica mais apenas a bens materiais: governa crescentemente a vida como um todo. Está na hora de perguntarmos se queremos viver assim. (SANDEL, 2012, p. 11).


    O filme revela a vontade e persistencia  da fabricante  na venda de seus produtos, dominando o mercado, sem intervenção do Estado, porque controla também as decisões políticas, quando um  servidor tenta freá-la não consegue e acaba sendo demitido, desmoralizado. A política decidiu por esse mercado e nós pagaremos um preço alto.
     A engenharia genética está acabando com as sementes tradicionais, no México, na Índia foram percebidos essa façanha. As sementes de milho tradicionais  não conseguirão sobreviver junto com os trangênicos.  Logo, o domínio estará nas mãos do fabricante, os produtores pequenos é que sofrem, que são a maioria, quem tem lucro são os grandes produtores, que corresponde a minoria.


Todo organismo que tem seu código genético alterado pela inserção de genes originados de outro tipo de ser vivo é denominado de transgênico ou organismo geneticamente modificado (OGM). Para que o organismo transgênico possa ser formado, deve ocorrer a transferência do gene ou dos genes exógenos, que estão relacionados com a determinação da característica do organismo de onde está sendo extraído,  o gene exógeno, o qual queremos que manifeste no organismo que estará recebendo esses genes. Dessa forma, enquanto o organismo que contém DNA exógeno introduzido no seu DNA é chamado de transgênico, o gene exógeno introduzido nele é denominado de transgene. A transgênese técnica em que ocorre a a criação de um genótipo específico pela adição de DNA exógeno ao genoma de outro organismo, tem permitido um grande avanço nas pesquisas com genética básica e em aplicações comerciais. (GODEFROID, 2010, p. 29).


Passam fome, não conseguem produzir variedades de plantações para subsistência, no caso dos indianos está sendo causa de morte suicídio. Sem dinheiro, sem perspectiva de vida, desmoralizado, devendo o que não tem, os indianos agricultores estão   se suicidando - dessa maneira relata o documentário.
As autoridades estão de acordo com o mercado, não fazem interdição, o meio ambiente está sendo poluído.
O direito tem tomado decisões no âmbito cível, não responsabilizando penalmente, essa é uma crítica da autora, que considera  pena leve aos fabricantes, porque no plano cível são castigados apenas economicamente.
Enfim, os populares questionam até quando a humanidade aceitará essa situação, então, propõe uma manifestação ativa contra essa ideologia de engenharia genética.
A engenharia genética pode ser definida como o processo que permite a manipulação do genoma de microorganismo através da utilização da técnica do DNA recombinante: a inserção de uma sequência de um DNA exógeno em uma molécula de DNA de um receptor. (GODEFROID, 2010, p.23).


    Enquanto nada acontece a humanidade continuará sofrendo com as decisões tomadas pelo mercado… e a vida que segue!












4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


GODEFROID, Rodrigo Santiago.Metodologia do ensino de biologia e química:  o ensino de biologia e o cotidiano. Curitiba: IBPEX, 2010.


RAMOS, Luciano. Os melhores filmes novos: 290 filmes comentados e analisados. São Paulo: Contexto, 2009.


ROBIN, Marie- Monique. O mundo segundo a Monsanto. Disponível em : <http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M.
SANDEL, Michel J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.







   











4 comentários:

  1. muito bom, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM, ESCLARECE MAIS E COMPLEMENTA O VIDEO.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Vai cair na minha prova de Direito Socioambiental e ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. A resenha é ótima me ajudou muito

    ResponderExcluir