segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RESENHA 6 - UMBERTO CERRONI - CIÊNCIA POLÍTICA


Resenha: CERRONI, Umberto. “Introdução: Política e Ciência Política” in Política: Métodos, Teorias, Processos, Sujeitos, Instituições, Categorias, 1ª. ed., São Paulo, Brasiliense, (pp.17/19) 1993.
Aluna: Jordania Marcia Carvalho Leal
Período: Matutino
---
Parte a – “introdução: política e ciência política”
---
A sociedade moderna foi progressivamente distinguindo a atividade política e o resto da atividade prática, especialmente a moral e o direito. Immanuel Kant estabeleceu esta distinção em sua obra, e esta serviu para separar a política dos valores tradicionais da ética religiosa e vinculá-la à dinâmica laica dos interesses econômicos.
Dessa maneira separou a política do mundo das idéias e a integrou nas vizinhanças da economia. E esta se inseriu de tal forma que tornou a política e o direito um jogo de interesses. A laicização da política empobreceu a política e a obrigação política.
A laicização se iniciou com o racionalismo e o iluminismo (elitista) e determinou um mundo de interesses e uma massa de novos sujeitos.
A democracia apresenta-se conflituosa entre a tradição elitista-racionalista-iluminista e o regime de massa, entre o Estado de Direito e o Estado social, entre a preeminência dos procedimentos e a preeminência dos interesses.
A atividade política tornou-se atividade teórica.
Hoje a política sofre a política-interesse e a política-competição, e estas devem ser reduzidas a ponto de se retomar a competição aos interesses do Estado e de toda a sociedade.
A política deve ser diferenciada da tradição doutrinária (dogmática) e também da tradição empirista (pragmática). A política obedece a questões éticas, representa a vontade de todos os sujeitos, valores universais, legitimados pela maioria que decide, e mantém valores morais intrínsecas a política.
A democracia é uma análise complexa contemporânea, na qual há vários interesses difusos, interesses diversos, os conhecimentos científicos das relações sociais tornam-se primordial tanto para os governantes quanto para os governados. A lei moderna, neste sentido torna-se um complexo processo de generalização, nos projetos de previsão social.
Assim a ciência política deve estar atenta a prática política, e os indivíduos engajados nesse processo de democracia e liberdade apresentam interesses numa mais rica consciência cívica, cultural e intelectual. E agora que todos individualmente cresceram livres sobre o destino comum da cidade, apenas um crescimento geral da cultura e da responsabilidade de cada um pode tornar mais rica a convivência de todos.


---
Parte B – OPINIÃO Da ALUNa: jORDANIA MARCIA CARVALHO LEAL
---
Cerroni faz a observação na mudança da política moderna, a qual foi laicizada pelas idéias iluministas e racionalistas, e que essa nova característica fez com que a ciência política dogmática, e a política pragmática se separassem e assim a política ganhou um caráter econômico.
Dessa maneira a política se tornou um jogo de interesses, há muitos conflitos na democracia, muitos interesses difusos, complexos, mas que devem ser analisados e tomados decisões em relação aos problemas da cidade. Essas decisões devem ser sempre para o bem de todos, o que torna a questão ainda mais complexa, como chegar a conclusões para a felicidade do bem comum, como diria Aristóteles, em sua obra A Política, em que o homem um animal cívico, condicionado a coletividade, deverá trabalhar para o bem comum da cidade, então, é o dom da palavra que torna esse homem naturalmente um animal social.
O conhecimento científico das relações sociais é outro ponto importante, nossa Constituição Brasileira, por exemplo, visa às questões sociais, foi escrita depois de muitas discussões e debates, sobre as diferenças de classes sociais, mesmo que perante a lei somos iguais, mas porém, iguais nas nossas diferenças. Os indivíduos livres em um país democrático, que cresce intelectualmente, civilmente há que ser um cidadão consciente para tomar suas decisões nas eleições e escolher os melhores representantes para atender as necessidades da sociedade, pelo menos, o que se espera dos integrantes do país, dos estados e dos municípios é essa postura - consciência política.
.

,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CERRONI, Umberto. “Introdução: Política e Ciência Política” in Política: Métodos, Teorias, Processos, Sujeitos, Instituições, Categorias. 1ª. ed., São Paulo, Brasiliense, (pp. 17/19), 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário