segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RESUMO - A POLÍTICA - LIVRO III







RESUMO: A POLÍTICA



.



DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
DOCENTE: KARINE KREWER
DISCENTE: JORDANIA MARCIA CARVALHO LEAL


CUIABÁ
2012
ARISTÓTELES, A POLÍTICA / ARISTÓTELES: tradução Roberto Leal Ferreira – 2.ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1998 – (Clássicos). São Paulo – 2002.

LIVRO III
DAS DIVERSAS FORMAS DE GOVERNO
            A constituição integral diz:
1º de quem e de que espécie de pessoas um Estado deve ser composto;
2º como deve ser cente.


OS CRITÉRIOS DISTINTIVOS: NÚMERO E JUSTIÇA

            O governo é o exercido do poder supremo do Estado. Este poder só poderia estar ou nas mãos de um só, ou a maioria não buscam, uns ou outros, senão a felicidade geral, o governo é necessariamente justo.
            Chamamos monarquia o Estado em que o governo que visa a este interesse comum pertence a um só; aristocracia, aquele em que ele é confiado a mais de um, denominação tomada ou do fato de que as poucas pessoas a que o governo é confiado são escolhidas entre as mais honestas, ou de que elas só têm em vista o maior bem do Estado e de seus membros; república, aquele em que a multidão governa para a utilidade pública; este nome também é comum a todos os Estados.
            Estas três formas podem degenerar: a monarquia em tirania; a aristocracia em oligarquia; a república em democracia.
            A tirania não é, de fato, senão a monarquia voltada para a utilidade do monarca; a oligarquia, para a utilidade dos ricos; a democracia, para a utilidade dos pobres.  Nenhuma das três se ocupa do interesse público. Podemos dizer ainda, de um modo um pouco diferente, que a tirania é o governo despótico exercido por um homem sobre o Estado, que a oligarquia representa o governo dos ricos e a democracia o dos pobres ou das pessoas pouco favorecidas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário